
A Comunicação Visual como um Design de Serviço
- Jungton
- 01/08/2018
- Blog
- atendimento, cliente, comunicação visual, design de serviço, personalidade
A personalidade de como uma empresa oferece seu serviço é o que está por trás do sucesso que ela tem, e várias etapas são necessárias para construí-lo. Conseguir entender o que cliente deseja para surpreendê-lo, especialmente oferecendo o seu produto da forma como ele merece, faz com que ele sinta que a sua empresa é algo que facilita a rotina da vida dele.
Planejar a personalização do seu empreendimento é o que chamamos de design de serviço, que é quando uma empresa consegue oferecer ao cliente algo pensado especialmente para ele. Os serviços são as coisas que usamos mas não os possuímos, como ir cortar o cabelo ou fazer as unhas. Usufruir deles é sempre uma experiência.
Para melhorá-la, o primeiro passo é analisar como a empresa a proporciona e assim solucionar os problemas que podem prejudicar o atendimento ao cliente. Isso agrega valor à identidade do empreendimento e fideliza seus clientes. Temos como exemplo o Uber que, além do preço atrativo, oferece em seu serviço opções personalizadas e mimos que constroem o seu diferencial. Balas e garrafinhas de água mineral estão presentes em quase todos os carros nas grandes cidades, e ainda há também versões especiais que oferecem até sorvete ou comida.
Para quem tem loja física, a comunicação visual é a primeira etapa de um design de serviço. Ela identifica o empreendimento e o seu diferencial, e ainda pode ser a ponte para o que a empresa precisa conhecer para melhorar e satisfazer seus clientes. Como quando entramos em um grande magazine e vemos a caixa de sugestões e reclamações.
Para entender melhor, é preciso pensar na seguinte situação: Quando duas empresas vendem serviços idênticos pelo mesmo preço, o que define qual vai atrair mais clientes para fazer sucesso? A resposta é simples, o design de serviço fará a diferença. Ele estará presente da vitrine à disposição confortável dos móveis onde os clientes consumirão o serviço ofertado. Ou, como no caso das operadoras de telefonia móvel, ele será a forma como a empresa atende sua clientela.
Há 40 anos acompanhando o exemplo de vários empreendimentos, incluindo os nossos parceiros, afirmamos que é impossível chegar ao topo pulando etapas. A sua empresa também pode contar com a Jungton para a execução do seu projeto de comunicação visual. Afinal, quem pensa no cliente na hora de oferecer seu serviço já está um passo à frente na jornada para o sucesso.