Comunicação visual: ela é importante para o sucesso do evento?

Há casos em que as imagens impactam muito mais do que o texto puro, que precisa ser lido e interpretado antes de entregar a sua mensagem. As imagens também são lidas, contudo são capazes de entregar uma mensagem que pode ser assimilada mais rapidamente. A comunicação visual tem o objetivo de comunicar para o público tudo o que ele precisa associar a sua marca.

Em eventos, transmitir a essência da marca é ainda mais importante, e é por isso que a comunicação visual e a sinalização do evento precisa ser uma etapa mapeada na hora de planejar o evento.

 

Comunicação visual em eventos: precisa mesmo?

Quando o público chega a um evento, um feirão de imóveis por exemplo, ele precisa ter uma noção clara de quais empresas fazem parte daquele evento, qual é o percurso que ele deve fazer para visitar todos os estandes ou saber onde está alguma empresa em específico. Além disso, também é preciso ficar claro onde ficam entradas e saídas, se existem empresas patrocinadoras, e principalmente, qual é o nome do evento.

A comunicação visual também deve estar bem representada nas redes sociais, e quando necessário, em veículos impressos também. É um processo que começa antes da realização do evento, e precisa se manter enquanto ele durar.

A comunicação visual e a sinalização também são igualmente importantes em outros eventos, como inauguração de lojas, uma vez que é nesse momento que a empresa está mostrando toda a sua identidade, e a primeira impressão do seu público, tanto do que comparece ao evento de inauguração quanto o que vai conhecer a loja nos primeiros dias de funcionamento, é um dos marketings mais poderosos.
O marketing boca a boca pode gerar o buzz positivo que vai fazer a diferença para alavancar o sucesso do empreendimento.

 

A materialização da comunicação visual

A sinalização visual é a materialização da sua comunicação visual em um espaço físico, e é ela que vai transmitir todos os elementos que devem ser associados com a sua marca durante o evento.

Cada tipo de evento exige um tipo de sinalização. Por exemplo, um evento que apresenta várias palestras, como o RD Summit (maior evento de marketing digital da América Latina), mas que também possui expositores, você consegue imaginar o papel importantíssimo da sinalização visual no local?

Eventos são ótimos lugares para gerar leads, os potenciais consumidores do seu produto ou serviço, e para chamar a atenção desse potencial consumidor, o seu stand, a sua loja, enfim, o espaço em que você estiver presente com a sua marca precisa transmitir identidade, confiabilidade e qualidade.

E é por isso que a sinalização visual precisa transmitir a comunicação visual da sua marca.
Aí você se pergunta:

Quais os tipos de sinalização visual que posso utilizar em eventos?

O porte do evento é o que influenciará na quantidade de opções que você irá escolher. Lembre-se de ter em mente que os detalhes são tão importantes quanto o resto, e mesmo em eventos menores é preciso deixar claro para o seu público quem é você, a sua marca, o seu produto ou o seu serviço.

O reconhecimento de marca sempre deve ser um objetivo, além da captação de potenciais clientes. E quais são as formas que você pode fazer isso? Através de:

  • Banner em lona ou tecido
  • Cubos
  • Totens
  • Displays de mesa
  • Sinalização que promova acessibilidade, como placas de sinalização, mapas em braile e pisos táteis
  • Brindes que tenham relação com a sua marca, como chaveiros e adesivos
  • Flyers e folders
  • Backdrop onde as pessoas que forem ao evento possam tirar fotos
  • Sinalização do estande em si (adesivação do estande e adesivos para o chão, testeiras, painéis e roletas para sorteios)

 

Cada tipo do evento pede um tipo de sinalização

Ainda está em dúvida sobre como a comunicação visual e a sinalização podem fazer parte do seu evento?

Eventos Corporativos / Festas de final de ano

Sinalização de Estandes

Sinalização de Eventos Musicais

Leia mais!
Entenda como a Comunicação Visual da loja contribui para a criação de uma identidade única